Bem vindo a bordo marujo!

sábado, 3 de setembro de 2011

Paraty,30 Agosto de 2011 Curso Tecnaval UFRJ

No segundo dia de curso tivemos o prazer da presença de um palestrante chamado" Fernando Amorim" que nos esclareceu na ordem de diversos assuntos como o "Manifesto de Bolonha", balanço econômico e energético(melhor maneira de se executar alguma coisa é da forma que se gaste menos energia),o  terremotos perto da" Usina de Angra" de 4.8 de magnitude, sobre a indústria mundial,sobre tudo a indústrialização chinesa, a arrogância de alguns povos,sobre a modernização e as mudanças nas tradições locais de um povo," Rousseau e o Contrato Social", corrupção, a briga do Oriente com o Ocidente, sobre as verdades e mentiras da submissão dos funcionários na China ( mão de obra qualificada e barata), causas e efeitos da terceirização...Ufa!...Tantos assuntos... Mas e os barcos?
Na última hora de sua palestra O Fernando fez uma apresentação de slides mostrando a evolução da construção naval que foi bem legal. Vimos desde do homem que usava um único tronco escavado para reproduzir uma canoa, a canoa celta de madeira e couro, a evolução da construção de embarcações de madeira, a indústrialização e a possibilidade da utilização do aço... Vimos as mulheres durante a Segunda Guerra trabalhando nos estaleiros Britânicos.
Eu particularmente adorei ver as fotos do S.S Great Britan pois pude ver a embarcação toda pessoalmente tanto por baixo quanto por cima e por dentro...Hehehe...

                                                          SS Great Britain

Foi o primeiro navio transatlântico a ter um casco e um hélice propulsora de Ferro e, quando lançado em1843, era o maior navio da época. Foi originalmente projetado para carregar 120 passageiros de 1ª classe (26 dos quais em cabines separadas), 132 passageiros de segunda classe e 120 oficiais da tripulação, mas quando um convés extra foi construído sua capacidade aumentou para 730 passageiros. Em 26 de Julho de 1845, o navio fez sua viagem inaugural para Nova Iorque, uma jornada completada em 14 dias.[1]
Atualmente é uma atração no museu do porto de Bristol.






                             
                                                     Vista por baixo do casco,hélice e leme







O SS Great Britain foi projetado por Isambard Kingdom BrunelThomas GuppyChristopher Claxton e William Patterson para aGreat Western Steamship Company e construido num dique seco especialmente adaptado em Bristol.
O lançamento ocorreu em 19 de Julho de 1843. As condições do tempo eram favoráveis mas jornais registraram que após um início maçante, o tempo melhorou com apenas algumas chuvas intermitentes. A atmosfera no dia pode ser melhor definida pela reportagem do dia seguinte no Bristol Mirror: "Largas multidões começaram a chegar cedo no dia incluindo muitas pessoas que viajaram a Bristol apenas para o espetáculo. O caminho havia sido limpo e decorado com bandeiras, flores e faixas. Meninos daCity School e meninas da Red Maids foram enfileirados numa elegante formação por todo o comprimento do navio. A rota do navio era uma massa de cores e todos estavam nas ruas como em um feriado. A atmosfera de alegria até permitiu que os problemas políticos de Londres fossem esquecidos".
Em Novembro de 1846, com apenas poucos anos após ter sido lançado, o navio encalhou nas areias da Baía de Dundrum, no condado de Dundrum na Irlanda e havia sérais dúvidas se seria possível desencalhá-lo. O próprio Brunel aconselhou que se havia um engenheiro naval que pudesse fazê-lo este seria Andrew Swan de Brisbane. Bremner foi contratado e o Great Britainfoi desencalhado em Agosto de 1847. Entretanto, o custo de salvar o navio levou à falência a Great Western Steamship Company, e o SS Great Britain foi vendido e transformado em um barco de emigração.
Great Britain passou então a fazer a maioria de suas viagens entre o Reino Unido e a Austrália. Em 1852, fez sua primeira viagem a Melbourne, australia, levando 630 emigrantes. O interesse pela embarcação foi tão grande na cidade que aproximadamente 4000 pessoas pagaram um shilling para vê-lo.
Entre 1855 e 1858, também foi usado para transporte de tropas, durante a Guerra da Criméia e a Revolta dos sipais e em 1882, foi transformado num veleiro, para transporte de carvão mas, depois de um incêndio a bordo em 1886, foi seriamente danificado. Foi então vendido para a Falkland Islands Company, permanecendo nas Ilhas Malvinas como navio cisterna para armazenamento de carvão até a década de 1930, quando foi sucateado e abandonado. No seu papel como reservatório de carvão, foi utilizado para reabastecer a marinha do Atlântico Sul que derrotou a frota do Almirante Graf Maximilian von Spee, durante a Primeira Guerra Mundial na Batalha das Ilhas Malvinas. Na Segunda Guerra Mundial, parte do seu aço foi utilizado par reparar o HMS Exeter, um dos navios da Marinha Real Britânica que foi seriamente danificado na Batalha do Rio da Prata.


Restauração

Em abril de 1970, a embarcação foi "reflutuada" numa embarcação especial, a Mulus 3, e levada de volta a Bristol pelo rebocador VArius II, para ser conservado como um navio museu. O SS Great Britain retornou então ao seu local de nascimento, o dique seco do estaleiro da Great Western, que foi desativado devido a uma bomba durante a Segunda Guerra e classificado como um Listed building[2] . A operação de salvamento só foi possível graças a diversas doaçoes, incluindo uma de Sir Jack Hayward, e outra de Sir Paul Getty. A intenção original era de restaurar a embarcação conforme o estado original de 1843 entretanto, a filosofia do projeto foi alterada recentemente e a conservação de todo o material pre-1970 se tornou o objetivo.

                                       



Cabine do Capitão

Barbearia

Passageiros primeira classe

Cabine

Meu amigo Brunel


Enfermaria

Tripulante

Barraco na classe econômica


O porão

Proposta de pesquisas

"Olavo Setubal",
 "Metano emitido pelo gado" ,
" Estudo de fibras alternativa a fibra de vidro que não é ecológica"
" Reciclagem de alumínio e a origem das canoas"

Indicação

Filme:  "O Rei das Costas"

Ver também

"Van Dam Custom Boats"

Construindo um Catamarã

Nenhum comentário:

Postar um comentário