Bem vindo a bordo marujo!

domingo, 23 de outubro de 2011

Paraty,20 de Setembro de 2011

Após assistirmos ao filme "Quanto vale ou é por quilo? " , debatemos questões diversas em relação a sociedade e valores por ela adquiridos.
Tivemos uma explicação sobre a origem das "Ongs", " Lei Rouanet", "Lei de Diretos Autorais", "Política de Ação Afirmativa" "Fenótipos", "Política de Branqueamento-1920".

Nos foi proposto também nessa aula a leitura de alguns livros para entrega de uma resenha:













Paraty,19 de Setembro de 2011

O professor Franklin distribuiu,em xerox,cortes para um modelo em "Strip Plank" para fazermos em casa e em grupo de dois.









( Na Europa, existe a necessidade da volta da cultura da construção naval em madeira por causa do excedente de material (sobra), que fica inutilizado. Ex. barcosfeitos com "fibra de vidro".)



Sites para pesquisa:

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Paraty,16 de Setembro de 2011

Nessa manhã o Mestre Edson Tavares deu continuidade a sua aula falando de "mecânica" e "eixos".

Motor de Popa da Yamaha



Roda Dentada

Também relembramos o cálculo do "diametro da circunferência" e a fórmula dos "catetos"

*Na verdade perdi muito dessa aula pois estava centrado no projeto da planta baixa do terreno do curso junto com a colega Aurea.





Paraty, 15 de Setembro de 2011

Nesse dia recebemos a visita do Mestre Edson Tavares que nos apresentou um vídeo sobre barcos movidos a energia solar e nos falou sobre o "Desafio Solar" e de nossa possível participação no próximo ano.


Conversamos sobre "Elementos de Máquinas" e a finalidade de um produto produzido em uma determinada empresa. Na construção naval temos que saber o tipo que barco que vamos construir de acordo com a finalidade de uso da embarcação.

Nesse dia o Mestre Edson nos passou a relação de máquinas que seriam fornecidas para o curso e nos pediu um layout do posicionamento de acordo com a metragem do terreno.
-Serra de Mesa de Esquadrilhadeira
-Serra Circular
-Serra de Fita
-Lixadeira de Cinta
-Desengrosso
-Compressor
-Furadeira Horizontal

Também foi nos pedido idéias para um cartaz para a Festa do Mar e do Sol
Durante a tarde eu e a colega de curso Aurea medimos o terreno e começamos a fazer a planta baixa de acordo com as orientações do Mestre.